Óculos - o acessório perfeito!

Armações grandes, pequenas, quadradas, redondas, rectangulares, de massa ou metal, os óculos de sol ou armações são a peça perfeita para o dia-a-dia, independentemente do estilo de cada pessoa. No momento de escolher que óptica visitar, não esquecer que a Fábrica dos Óculos (Chiado/Cacém) tem uma vasta oferta a preços acessíveis…

Texto de Catarina Vasques Rito

Imagens com Direitos Reservados

Quem me conhece sabe que o meu acessório de excelência são os óculos e que nunca prescindo de ter armações com lentes graduadas e óculos de sol graduados. Consciente das soluções medicamente inovadoras (operação aos olhos) ou alternativas ao uso de óculos (lentes de contacto), tenho optado por não prescindir deste objecto que está tão intrínseco em mim como o acto de respirar. Todas as escolhas que faço têm sempre em linha de consideração o meu estilo, personalidade, o tipo de rosto, cor de cabelo e, não menos importante, o peso da armação, uma vez que são objectos de uso diário e que podem cansar ou causar desconforto na cana do nariz (preocupações de quem vive há muitos anos com óculos). Por isso, considero que os óculos são um objecto que ultrapassa o espectro do simples acessório.

Os portugueses, até final do Século passado, viam os óculos como um utensílio de necessidade, mas essa realidade mudou nos últimos 20 anos, com o aumento de pessoas que gostam de os usar, quer tenham problemas de visão quer os usem para efeitos estritamente de imagem. Facto importante no acto de escolher óculos: a qualidade das lentes, uma vez que os olhos são um orgão que requer cuidados de saúde e o desmazelo pode ter consequências, a médio e longo prazo, desastrosas. A panóplia de modelos à disposição do consumidor é considerável, levando em linha de conta o poder de compra do português médio, havendo, obviamente, oferta para quem pode gastar valores menos acessíveis.

A óptica Fábrica dos Óculos, presente no Chiado e no Cacém, foi fundada na mesma altura em que o consumo deste acessório cresceu e tem acompanhado o fenómeno que se instalou em Portugal, consciente que parte do seu potencial público gosta de óculos pela imagem e que a outra parte, mais robusta, usa óculos por necessidade. No entanto, o fundador desta empresa está no mercado da óptica há quase 30 anos, informação relevante quando se está num sector tão sensível como o dos cuidados da visão. Quando há a necessidade de escolher novos modelos, e os motivos podem ser distintos - graduação, estado conservação armação, vontade de mudar -, experimente sempre mais do que uma opção e, no caso de hesitação, peça ajuda aos profissionais que trabalham nestes dois espaços, na escolha do modelo mais adequado ao seu rosto, considerando que a cor das armações também influenciam a forma como os óculos se encaixam. No entanto, se for como eu, sabe exactamente do que gosta e do que lhe fica bem, o difícil é escolher…

Nota: Crónica escrita não respeitando o acordo ortográfico em vigor.