Neusa Ayres

Neusa Ayres fotógrafa de alma e coração, tendo por base académica a licenciatura em Educação. 

A sua especialização em fotografia gira em torno do retrato, casamentos e eventos sociais e corporativos. Tem trabalhado para grandes empresas como o El Corte Inglés, Bertrand Editores, Guerra e Paz, Olhar de Prata, Open do Estoril, SIC, Moda Lisboa, Portugal Fashion, Clínica Milénio, Penhalta, entre outros; fotografado inúmeras personalidades nacionais e internacionais como Marcelo Rebelo de Sousa, Dan Brown, Mario Vargas Llosa, Mário Soares, António Damásio, Carlos Carreiras, Paulo Portas, José Jorge Letria, Helena Sacadura Cabral, Cristina Ferreira, José Rodrigues dos Santos, Hernâni de Carvalho, Carlos Gil, Fátima Lopes, António Raminhos, não podendo citar todos e não querendo ferir susceptibilidades fica-se por aqui.

Em criança queria ser bailarina e estudou ballet ainda a tempo de conseguir manter-se em pontas, ainda sem as sapatilhas cor-de-rosa com que brincava em menina. 

Sempre atenta aos outros, acredita que um sorriso vale mais do que mil palavras, e uma imagem milhares.

A primeira câmera fotográfica era um cartão com um orifício, por onde espreitava o mundo dando-lhe o enquadramento perfeito. Adora a sua profissão, captar momentos e eternizar emoções sempre com glamour! Metódica, chega à exaustão, mas recupera com um sorriso. Maternal, adopta tudo quanto mexe como alvo de afetos, brindando toda a gente com mimos de que também gosta.

Guarda os seus pequenos fracassos e grandes êxitos junto do coração. E sente-se abençoada. Ri-se muito das bolas de sabão, tão soltas e abençoadas pelas cores com que refletem as paisagens tatuadas na sua alma: Angola; Brasil e Moçambique, são os seus países que a adoptaram, para além do seu amado Portugal. Acredita que o melhor sempre está para acontecer, mas também que o esforço e a sorte têm uma palavra a dizer. Gosta de silêncio, mas também de multidões. E de pequenas grandes coisas de que são feitos os seus dias que vão muito para além das 24 horas!

Aprecia arte, nas suas variadas vertentes, tem como pintores favoritos Rembrandt e Edgar Degas pela sua visão única do mundo mágico do ballet, como fotógrafos Annie Leibovitz cuja marca pessoal é a sua relação intimista entre si e o seu retratado e Henri Cartier-Bresson.

Segue a moda com paixão, adaptando as tendências de cada estação ao seu estilo descontraído, mas com um toque de irreverência. Tenta sempre ter um ar confiante relativamente ao que veste. Não mistura vários tecidos, tais como cetim e cabedal, prefere contrastar materiais, usando brilhos e texturas diferentes. 

Para si, ter estilo ao vestir-se é a forma de expressar a sua personalidade através da imagem externa.

 Segue a máxima de Coco Chanel: "A moda sai de moda, o estilo jamais."